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Jornada Social Media: Caio Braga discute ações de branding no Big Brother Brasil 2021

Da Redação
24 de maio de 202124 de maio de 2021 No Comments
Jornada Social Media Live Unifacs Publicidade e Propaganda

Publicitário traz novas perspectivas da atração televisiva que tomou conta das redes sociais no primeiro quadrimestre do ano

Por Marcos Nascimento
Revisão: Ismael Encarnação

As duas últimas edições do Big Brother Brasil movimentaram o mercado de publicidade do país. Revelou grandes personalidades, as transformou símbolos e ofereceu destaque midiático para grandes marcas.

Líder de audiência, a edição intitulada “Big dos Bigs” foi a mais assistida dos últimos 10 anos. Assim, o publicitário Caio Braga traz, de maneira leve e descontraída, informações sobre quanto as grandes marcas pagaram para participarem do programa.

A live, realizada na quarta-feira (19), faz parte da programação da Jornada Social Media, realizada pelo projeto de extensão da Agência Criativa Entre, da Unifacs.

De acordo com Braga, quem deseja patrocinar e se promover no BBB deve desembolsar no mínimo R$ 15 milhões para ficar alguns minutos no ar. A exemplo de assinar provas pontuais e diversas ações durante a edição.

Caso a empresa queira mais tempo no ar e mais visibilidade, pode aderir à chamada cota Anjo, que não sai por menos de R$ 59 milhões.

Porém, nesse combo não entra a realização de intervalos comerciais contextualizados, participação da marca no bate-papo com o eliminado da semana e nem a inserção da marca do formato Squeeze, o qual a tela ganha uma borda de divulgação de materiais do anunciante.

Avon, Lojas Americanas e PicPay optaram pela cota Big, vendida a R$ 78 milhões cada, que é o maior patrocínio possível do programa. Envolve desde os itens já apontados até a exposição delas em todo o ambiente Globo, que vai da TV aberta à fechada, até o ambiente digital e nas redes sociais.

O público também participa da brincadeira

O telespectador escolhe o seu participante favorito, tem a sua opção de voto, conhece marcas novas e as consome.

Constantemente, as Lojas Americanas disponibilizava cupons de desconto para os telespectadores que estavam acompanhando o programa. Assim, além dos competidores, o público também ganhava com as ações.

Na casa também existiam conflitos e situações que causaram revolta, principalmente com participantes específicos, que expressaram o alto índice de acompanhantes da edição.

A cantora Karol Conká e seu grupo, formado pelo rapper Projota, o humorista Nego Di e psicóloga Lumena foram elementos essenciais para vários conflitos internos. Em um certo episódio, a cantora pediu que o ator Lucas Penteado não sentasse à mesa enquanto ela estivesse nela.

“Qualquer coisa me bota no paredão”, declarou Conká, em meio a situação. Esse e outros episódios fizeram com que a audiência demonstrasse a sua insatisfação com a postura da participante e a eliminasse com 99,17% dos votos, recorde de eliminação na história do programa.

Karol Conká. Reprodução: Instagram

“Nesse país, enquanto a comunicação existir, o cancelamento não existe, pois a comunicação é capaz de fazer uma nação perdoar. A exemplo de Fernando Collor, que foi reeleito no país de novo. É um país que elege Jair Messias Bolsonaro. É um país que perdoa com certa facilidade e que dá o 2º lugar de A Fazenda para Biel”, declara Braga.

O fenômeno Juliette

De outro lado, mas na mesma trama, está a paraibana Juliette Freire, que sofreu preconceito pelo seu jeito de se comunicar, de se expressar e sotaque. Fora da casa, o público já a  marcava como favorita desde a segunda semana de exibição.

A coerência e empatia da jovem advogada foram capazes de conquistar muitas pessoas, que formaram uma torcida poderosa. Nesse sentido, como a Anitta tem os anitters, a Ivete Sangalo tem os iveteiros, Juliette Freire tem os cactos. O nome faz referência ao sertão, maneira que a participante foi associada.

Juliette Freire levou o prêmio de R$ 1,5 milhões da edição, com 90,15% dos votos. E, até o fechamento desta matéria, a campeã do BBB21, possuía 29,5 milhões de seguidores na sua principal rede social.

Juliette Freire. Reprodução: Instagram

“Tudo que ela tocar vai dar certo. Se ela lançar uma música, vai ser hit, se lançar um produto, também. Em tudo que Juliette colocar a mão, vai dar dinheiro”, aposta Braga, visando o sucesso da mais nova milionária do Brasil.

O papel dos ADMs

Quando o participante é confinado, uma equipe fica na função de cuidar das redes sociais, puxando mutirões que favoreçam de alguma forma o jogo do competidor, gerir crises acarretadas por alguma fala polêmica ou delicada dentro da casa e o mais importante: manter a imagem daquele brother.

É a chamada equipe dos ADMs, ou simplesmente os administradores dos perfis. É aí que entra o trabalho dos comunicólogos.

A equipe que gerencia as redes sociais da vencedora da edição, por exemplo, contratou o assessor de imprensa Paulo Pimenta, que já trabalha na assessoria de personalidades como Anitta, Thiaguinho e Pedro Sampaio.


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Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado

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